segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mapas Conceituais no Ensino de Ciências

   O ser humano apresenta a tendência de aprender mais facilmente um corpo de conhecimentos quando ele é apresentado a partir de suas ideias mais gerais e mais inclusivas (AUSUBEL, NOVAK E HANESIAN, 1980; AUSUBEL, 2003) e se desdobrando para as ideias mais específicas e menos inclusivas. 
     Considerando essa característica da construção de significados, Novak e Gowin (1999) propuseram a construção de mapas conceituais como estruturadores do conhecimento. 
       Em virtude, da participação no Curso PROINFO Integrado - Ensinando e Aprendendo com as TIC, desenvolvi com os meus alunos do 8 ano, na Escola Municipal Professora Ada Sant'Anna da Silveira a elaboração de Mapas Conceituais.


       
              Essa iniciativa e a metodologia para o desenvolvimento das atividades, bem como os resultados alcançados serão compartilhados em outras postagens. Até breve!

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.