terça-feira, 6 de novembro de 2012

Portfólio - WEBQUEST

Essa postagem tem como objetivo relatar a experiência do uso de uma WEBQUEST  sobre o tema das ENERGIAS RENOVÁVEIS desenvolvida para os alunos do 9º ano, da Escola Municipal Professora Ada Sant'Anna da Silveira. 

Objetivos

Conhecer o âmbito energético atual e as perspectivas de futuro;
Analisar a problemática, os riscos e as incertezas que envolvem os impactos ambientais associados ao uso de energia;
Compreender a importância do uso das energias renováveis visando a aplicação prática do conceito de sustentabilidade;
- Aplicar o gênero textual entrevista na produção de um vídeo sobre energias renováveis

Estratégia

- WEBQUEST 

Recursos
     
- Sala de Informática Pedagógica

Relato de Experiência

      A Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) que ocorreu em junho do corrente ano, teve como um dos temas discutidos, o uso das Energias Renováveis. De acordo, com pesquisas realizadas, o crescimento econômico brasileiro é baseado em energia limpa e renovável, produzida por usinar hidrelétricas e biocombustíveis. Cerca de 45% da energia usada no país para fornecimento de energia elétrica e como combustível para automóveis e máquinas é renovável, enquanto a média internacional do uso de fontes renováveis é de 13%.
     Todavia, torna-se necessária a discussão acerca, das fontes alternativas de energia, e a utilização das mesmas, como uma estratégia para a sustentabilidade. E, com o intuito de contribuir para a formação cidadã dos alunos, para que a partir do reconhecimentos das problemáticas possam modificar suas ações, utilizando da estratégia metodológica de WEBQUEST. 
      Considerando que a a maioria das atividades propostas na WEBQUEST necessitavam dos recursos da Sala de Informática Pedagógica, a maioria das aulas ocorreu nesse espaço. 



    A WEBQUEST era um recurso novo para os alunos, então num primeiro momento foi realizada a apresentação e explicação para eles, do tipo de recurso, desde a estrutura e qual era a sua contribuição para o processo de ensino e aprendizagem. 
Após, os alunos realizarem a leitura da WEBQUEST para compreender como seria o processo começaram a ser desenvolvidas atividades e, à medida que as dúvidas foram surgindo elas foram sendo sanadas pela professora. 

       Ao desenrolar dessa atividade pude perceber o envolvimento e o interesse dos alunos para a realização da atividade. E, acredito que isso tenha ocorrido em virtude da sistematização da WEBQUEST, à medida que essa oportuniza aos alunos, que desenvolvam as atividades orientadas, de maneira organizada e também, à medida que essa oportuniza a utilização de uma gama de recursos tecnológicos diferentes. 


A WEBQUEST é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico. E, como proposta metodológica, permite a utilização da internet de forma criativa. As entrevistas desenvolvidas pelos alunos do 9 ano permitiram perceber que a aprendizagem ocorreu de maneira cooperativa e, que a capacidade de autoria foi desenvolvida por eles, conjuntamente com outras habilidades e competências.


Enquanto professora fiquei imensamente contente com as produções realizadas pelos alunos, pois percebi uma profunda dedicação e um amplo interesse. Sem dúvida alguma, atividades bem sistematizadas e com o uso das TIC'S possibilitam uma outra aprendizagem, mais efetiva e significativa.

Um comentário:

Marli Fiorentin disse...

Parabéns! Desejo muito sucesso e persistência!Abraço!